Acho que todos que leem o blog sabem o quanto eu gosto dos vinhos sul-africanos, eles são os meus preferidos e os responsáveis por pelo menos 70% da minha adega.
Ocorre que eu costumo sempre degustar a mesma uva (a Pinotage, cepa emblemática de lá), mas há outras variedades que pontuam o cenário vinícola sul-africano, com muita qualidade. Vamos falar então de suas principais uvas:
Pinotage: Criada por um pesquisador a partir de um cruzamento entre Pinot Noir e Cinsault, produz vinhos saborosos, elegantes e ricos.
Os rosés sul-africanos são quase sempre feitos com a Pinotage, explorando a delicadeza e elegância de seu estilo Pinot Noir.
Syrah/Shiraz: Talvez a maior vedete da atualidade, produz vinhos elegantes, poderosos, ricos e sofisticados, no melhor estilo do Rhône superior.
Grenache, Mourvèdre: Essas companheiras da Syrah se mostram muito típicas e equilibradas,seja em vinhos varietais ou no tradicional corte GSM do Rhône ( Grenache,Syrah e Mourvèdre)
Chenin Blanc: Muito difundida, essa elegante uva branca do Loire detém aqui a supremacia entre brancas, seja em vinhos básicos saborosos ou em elegantes criações barricadas, envolventes e ricas. Surgem também alguns vinhos de sobremesa.
Chardonnay: Essa uva tão versátil mostra aqui todo o seu potencial, seja em vinhos básicos jovens ou em nobres caldos fermentados em barrica, intensos e untuosos.
Sauvignon Blanc: A aromática vedete neozelandesa se revela aqui mais elegante e equilibrada, não tão explosiva, com vinhos agradáveis que não beiram o enjoativo.
Merlot: Essa elegante dama francesa se mostra aqui em todo seu estilo, com vinhos varietais sedosos e ricos, ou em cortes, onde aporta elegância e maciez.
Cabernet Sauvignon: A deusa de Bordeaux mantém sua realeza, em vinhos potentes, elegantes e intensos, com notas especiadas menos marcantes que no Médoc.
Cape Blend: O corte típico do Cabo (Pinotage-Cabernet-Merlot) é um vinho agradável, equilibrado, saboroso e de ótima personalidade, marcando esse território com um estilo único, definitivamente cativante.
É fato que a África do Sul é a mais européia das regiões vinícolas do Novo Mundo, encontrando-se hoje a um passo de surpreender o mercado internacional com vinhos autênticos, elegantes e únicos.
Fica nossa dica e aqui você encontra maravilhosos exemplares para conhecer, degustar e se encantar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário