Hoje vou dar algumas dicas essenciais pra vocês que têm dúvidas na hora de escolher um vinho. O nosso grande amigo é o rótulo, pois é através dele que as características mais importantes estão expostas.
Se atentem a estes pontos abaixo e acertem na escolha:
1) Produtor: Cabe a cada vinícola e aos enólogos, que são os responsáveis pela produção do vinho, a responsabilidade de escolher o lugar, cultivar as uvas, tratá-las com cuidado e transformá-las na nossa bebida predileta, fazendo escolhas importantes que irão determinar o estilo e a qualidade do vinho. Conhecer o trabalho do produtor pode servir para ajudá-lo na sua escolha.
Nossos Melhores Produtores: Luccarelli, Abel Pinchard, Marques de Tomarés, Filipa Pato, Viña Montes, Concha y Toro, Catena Zapata, Casa Lapostolle, dentre outros)
2) Região: O lugar onde as uvas crescem é um dos alimentos mais importantes para definir como será o vinho. Cada região tem caracteristicas climáticas diferentes, solos de composições variadas, uma topografia e relevo de destaque, além das técnicas de
produção tradicionais e variedades de uva que se adaptaram a todas essas condições e cada uma dessas coisas irá afetar o resultado final. Explore novas regiões e lembre-se das que você já conhece para facilitar a escolha.
3) Safra: A quantidade da chuva, vento, sol, calor ou frio que as plantas recebem, influenciam diretamente como seus frutos irão amadurecer e como os componentes de sabor irão se formar. Inevitavelmente o vinho irá refletir as condições em que as uvas se desenvolveram, mas o trabalho do enólogo é indispensável para equilibrar as características da safra com a sua busca por qualidade e estilo. Aproveite os melhores anos, e nos mais difíceis, busque os produtores mais competentes e os vinhos de melhor qualidade.
4) Uva: Existem milhares de espécies e variedades de uvas, das quais muitas são capazes de produzir deliciosos vinhos. Algumas variedades, como os renomados Cabernet Sauvignon, Syrah e Sauvignon Blanc, são tao marcantes para o estilo do vinho que se tornam referência fácil para o consumidor, com seus nomes claramente visíveis no rótulo. Algumas regiões, como as mais tradicionais da Europa, não especificam as uvas na etiqueta: quando for assim, leve em consideração o nome da região, que geralmente implica nas uvas e no estilo tradicional daquele lugar.
Bom início de semana a todos,
Daniele
Nenhum comentário:
Postar um comentário