terça-feira, 5 de junho de 2012

Meu Casamento, Nossas Escolhas e Dicas de Cálculo

Recebi muitos emails ano passado parabenizando o meu casamento que aconteceu em outubro.

Muitas pessoas queriam saber de quem foi a decor, o buffet, os doces, o cerimonial, e a única certeza de todos é que as bebidas eram daqui...rsss. Fui, orgulhosamente, uma noiva muito participativa em cada etapa, em cada escolha do casamento. Programei tudo aos mínimos detalhes e descobri uma paixão que não conhecia: organizar festas, afinal, não tem nada mais gostoso do que você ver que um dos dias mais importantes da sua vida aconteceu em perfeitas condições.

Fiquei muito pouco estressada, pois apesar de detalhista, sou prática, e não me apeguei em "problemas" que não dependeriam da minha boa vontade ou de qualquer esforço meu, como "será que vai chover?", "será que algum padrinho vai se atrasar?","será que algum fornecedor vai me dar balão?". Pra ser bem honesta, só tive medo do padre não aparecer...rs

Essa segurança  foi consequência por saber que tinhamos excelentes profissionais "tomando conta" do nosso dia, e portanto qualquer stress seria desnecessário, afinal, o mais importante de tudo eu já tinha: um noivo (agora marido) companheiro, dedicado, amoroso e de quebra, lindo de morrer...

Então, depois de um momento meu, de volta a rotina do blog...Atendemos semanalmente noivos ou aniversariantes que vêm até nós para cotarem bebidas para seus casamentos ou festas, afinal, temos uma estimativa de cálculo segura para vocês fazerem bonito em suas festas e um preço bacana para estas ocasiões.

Na minha opinião, o mais importante mesmo é você conhecer os seus convidados. Cada festa tem sua própria história: seus amigos bebem mais cerveja ou caipirinha?  Há muitos idosos e crianças na festa? Há mais mulheres do que homens? Você é o primeiro da turma a se casar? Você ou seu marido vem daquelas faculdades tradicionalissímas onde qualquer evento é motivo de bagunça (no meu caso, o Gustavo é esalqueano e ai já viram né...)?  A festa será um jantar intimista com serviço à francesa ou será uma balada na praia em noite de calor? A festa é na sexta ou no sábado? Há muitos apreciadores de vinho tinto? Seus amigos e amigos dos pais bebem whisky ou a maioria dos convidados pegam um copo para "fazer  bonito"?

Bom, tudo isso deve ser considerado na hora do cálculo. Mas apesar dos "dependes", vamos para uma média que usamos, afinal, eu, como fornecedora, não posso responder todos os questinamentos com mil perguntas.

Qual é o cálculo para espumantes?

Depende muito do horário, da duração da festa e principalmente da variedade de bebidas que os noivos oferecerão aos seus convidados, mas na maioria das vezes em um casamento que não servirá cerveja à vontade, noturno com duração mínima de 4 horas , falamos em 1 garrafa para 2 pessoas. Quando há outras opções podemos calcular 1 garrafa para 3 ou 4 pessoas.


Qual a quantidade de vinho tinto por pessoa? 

Também depende, mas nesse caso o que influencia é o serviço.  Existem festas que inviabilizam o serviço do vinho tinto, como serviço de finger food. Na maioria das vezes oferecemos o tinto apenas no momento em que é servido o jantar. Calculamos 1 garrafa para 6 pessoas considerando jantar com lugar para todos os convidados sentarem.


Qual a quantidade de cerveja por pessoa? 

Apesar de não ser o nosso foco, calculamos 1L por pessoa. Lógico que aqui precisa ser levado muito em consideração o estilo dos convidados. Se for uma festa informal em que os convidados adoram cerveja e esta for a única bebida alcóolica a ser servida, a quantidade por pessoa pode ser bem maior.


Qual a quantidade de garrafas de whisky? 

Calculamos 1litro para 8 pessoas. Quando tem bar de caipirinhas esse consumo diminui um pouco , mas essa é uma quantidade segura.

Outras observações importantes:

Quando há bar de caipirinhas ou drinques, a quantidade de garrafas de espumante e vinho pode diminuir um pouco. Esta afirmação fica ainda mais verdadeira se estivermos nos referindo a jovens. Entretanto, o verdadeiro apreciador de vinho, sobretudo o tinto, tomará exclusivamente ele. Percebo que algumas pessoas que amam o tinto tomam exclusivamente ele em qualquer ocasião e quando não há essa opção, bebem água..rs

O consumo de vinho tinto aumenta em noites frias. Se sua festa for numa noite bem fria e com jantar, o cálculo pode ser 1 garrafa para cada 4 pessoas, afinal, tem coisa melhor que tomar um vinho para aquecer?

O consumo de espumantes e cervejas aumentam em noites quentes. Bebidas geladas contribuem para espantar o calorão né?

Comprar em consignação é a melhor opção para quem não quer ter prejuízos com a bebida. Nós oferecemos este serviço, ou seja, as garrafas que não forem geladas e consumidas podem ser devolvidas juntamente com o valor correspondente. Normalmente a assessora do casamento é responsável por fazer a contagem das garrafas consumidas no fim da festa.

Agora Conheçam as Nossas Escolhas (300 convidados presentes):

Cerveja Original - Uma média de 1,5 garrafa por pessoa (contrariando as estatísticas)


Espumante Contessa di Carole - 1 garrafa para 2 pessoas



Vinho tinto Calafate Gran Reserva Malbec - 1 garrafa para 10 pessoas




Whisky Green Label - 1 garrafa para 8 pessoas.


Bar de caipirinhas - não tivemos este controle.



Fotinha minha e do Gú para ilustrar nosso dia inesquecível:

Nenhum comentário:

Postar um comentário