segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pergunta e Resposta

Recebi o email de uma cliente perguntando sobre as principais uvas italianas. Não sei se a pessoa queria saber mais nomes de uvas ou maiores informações sobre cada uva, então resolvi fazer uma "grande" listinha com informações bem restrita para cada uma delas. Qualquer dúvida é só mandar mais e-mails

A Itália tem um rico patrimônio de mais de 2.000 uvas nativas, que vem de uma longa história em viticultura, na qual os produtores desenvolveram variedades que se aproveitasse das condições legais.

Cepa Barbera: Melhor no Piemonte e pode gerar vinhos bem encorpados, repletos de frutas doces e macias, e com sabores de frutas silvestres, especiarias e madeira defumada. É a segunda uva mais cultivada na Itália.

Cepa Corvina: Cepa mais nobre de Valpolicella DOC, é a espinha dorsal dos vinhos com aroma de cereja e ervas da região e é passível de sabores concentrados e taninos sedosos. Encontra sua melhor expressão nos estilos amarone e recioto.

Cepa Garganega: Atinge qualidade excepcional, mas grandes produções podem apagar seu esplendor. Com colheita tardia e sujeita a botritris, produz brancos de meio a muito encorpados, com notas de camomila e amêndoa doce.

Cepa Dolcetto: A cepa "docinha" dá origem a vinhos fáceis de tomar, de cor profunda e vibrante sabor de cereja. Os produtores de Barolo e Barbaresco fazem a Dolcetto frutada e para ser consumida jovem, outros permitem o envelhecimento.

Cepa Nebbiolo: Faz os lendários vinhos de Barolo e Barbaresco, muito perfumados com violeta, rosa, alcatrão e especiarias, alta acidez, frutas doces e taninos potentes.

Cepa Sangiovese: A cepa tinta mais cultivada da Itália pode produzir vinhos de nível mundial, de meio a muito encorpados, de taninos suaves e granulados e sabores de ervas, baunilha e cereja amarga.

Cepa Trebiano: Cepa bem comum e que gera grandes volumes de vinho seco e vivo, mas sem caracteristicas especiais.É a cepa branca mais cultivada da Itália.

Cepa Primitivo: É usada em misturas e pura, tem alto teor alcóolico e sabor frutado e amargo de cereja. É geneticamente idêntica à Zinfandel californiana, porém faz vinhos bem diferentes.

Cepa Montepulciano: A produção é centrada em Abruzzo, embora alcance Le Marche e Puglia. Nas mãos certas essa cepa produz vinhos com níveis de acidez, álcool e taninos estonteantes.

Cepa Negroamaro: Literalmente "preta amarga", produz vinhos de coloração profunda, tanino concentrado e sabores encorpados de cereja amarga, alcaçuz e cassis. Muito cultivada no sul, é em geral usada em misturas.



Um beijo e boa segunda a todos,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário