segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nova Zelândia

Dedicado pra algumas pessoas que eu amo, porque elas amam este país.

Curiosidades:

As vinhas pioneiras da Nova Zelândia foram plantadas em 1819, enquanto que o primeiro vinho que se tem notícia foi feito 20 anos depois.

A NZ é membro importante do mercado internacional de vinhos com mais de 500 vinícolas. A indústria atingiu a produção recorde de 205.000 toneladas de uvas em 2007.

O mercado exportador também vive período de grande expansão, atingindo o nível recorde de NZ$ 698 milhões em 2007. As grandes empresas abrem caminho: a Pernod Ricard é a gigante do mercado neozelandês. Contudo, a alma da vinicultura da NZ está nas propriedades familiares, pois mesmos pequenas elas constituem a maior parte das vinícolas e são grandes responsáveis pelo crescimento e abertura das novas regiões vitivinícolas.

Uvas e estilos de vinhos

Atualmente, a uva mais conhecida do país é a Sauvignon Blanc, que ocupa 42% da área total de vinhedos, superando a Chardonnay com 16%.

As cepas tintas também se destacam, guiadas pelo sucesso da Pinot Noir, terceira cepa mais cultivada no país, com mais de 4.000ha. As possibilidades de  Pinot produzir sabores varietais vibrantes são maiores na ilha Sul, mais fria, onde está a maior parte dos vinhedos.

A Merlot representa cerca de 6% do total de plantios e a Riesling vem ganhando terreno na área.

O sucesso dos vinhos neozelandenses, com frescor e sabor límpidos, quase imaculados, não acabou, porém, com a sede dos vinicultores do país por novas descobertas. O futuro das cepas branca como a Pinot Gris é muito promissor, e aguns produtores estao dispostos a investir em variantes nunca exploradas como a Syrah e cepas tintas italianas.




Bom início de semana a todos nós,

daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário