quarta-feira, 29 de junho de 2011

BACALHAU COM GRÃO DE BICO

Um dos nossos "carros chefes" sempre foram os pratos com bacalhaus. Hoje a receita é de um bacalhau muito saboroso e que promete entrar no nosso cardápio logo logo.

Além de gostoso é um prato com uma bela apresentação.

BACALHAU COM GRÃO DE BICO

Ingredientes:

1 kilo de bacalhau do Porto

1/2 kilo de batatinhas holandesas (batata bolinha)

2 dentes de alho

1 cebola média picada

1/2 kilo de grão de bico

1 maço de salsinha

2 folhas de louro

1 kilo de abobrinha italiana pequena

1 limão

Azeite e sal a gosto

Modo de Preparo:

Passo 1 : Dessalgue o bacalhau de maneira tradicional ( afervente por 5 minutos, limpe os espinhos e desmanche o peixe em lascas graúdas.) Cozinhe o bacalhau e reserve.

Passo 2: Salgue as batatas, junte o louro e o sal. Asse-as com casca e as achate com as mãos ( batata aos murros). Cozinhe o grão de bico, tempere com limão, sal, alho e salsinha picada.

Passo 3: Fatie as abobrinhas em rodelas e grelhe com azeite e sal. Fatie em pequenas rodelas os dentes de alho e frite os no azeite. Faça o mesmo com a cebola.

Passo 4: Monte camadas de batatas, intercalando com bacalhau, o grão de bico e as abobrinhas. Cubra com a cebola, o alho frito mais a salsinha. Regue com azeite e leve ao forno.

Rendimento: 8 porções

Este bacalhau é bem suavizado pelos seus acompanhamentos, como o grão de bico, as batatas e as abobrinhas, portanto,um vinho tinto que seja leve e ao mesmo tempo possua toque temperado é o ideal. Uma boa dica que não atrapalha nenhum sabor desta comida são os vinhos da região de Dão, em Portugal, pois são elegantes, delicados e saborosos.

Vinhos sugeridos:

Dão Messias tinto : R$ 21,50

Vinho Confidencial : R$ 19,00






Abraços,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário