segunda-feira, 23 de maio de 2011

CHILE

Depois da Argentina, vamos falar de outro destino bem viajado no inverno: Chile.

Neste post vou escrever diretamente as regiões viniíferas do Chile, tanto as antigas como as novas:

  • Vale Limari: uma pequena região a noroeste de Santiago, próxima ao Oceano Pacífico. Embora o clima seja quente e seco -esta região fica mais próxima ao Equador do que quaisquer outras regiões importantes do Chile, e perto do Deserto de Atacama - seu microclima único, causado pela proximidade com o Pacífico, tem uma névoa matinal fria e brisas de oceano que sopram pelo vale durante o dia. As 3 maiores vinícolas do Chile, Concha y Toro, San Pedro e Santa Rita, todas compraram terras em Limari. Os vinhos promissores, até agora são Sauvignon Blanc, Chardonnay e Syrah. Esta é uma das regiões emergentes do país que estão em alta.
  • Vale do Aconcagua: Ao norte de Santiago, este vale leva o nome da montanha mais alta do país, o imponente Monte Aconcagua, e é uma das áreas mais quentes para as uvas finas. A Cabernet Sauvignon cresce muito bem lá, bem como a Syrah.
  • Vale Casablanca: Outrora considerado parte do Vale do Aconcagua, o Vale Casablanca, mais frio, próximo ao Oceano Pacífico, agora tem sua identidade. A primeira das mais novas regiões viníferas do Chile a se estabelecer, ela ainda é uma das melhores. Alguns dos melhores Chardonnays e Sauvignon Blancs são cultivadas em uma parte de Casablanca, enquanto bons Merlot e Pinot Noirs vêm de uma parte mais montanhosa.
  • Vale Maipo: A região vinífera mais bem estabelecida do Chile, ao sul do Santiago, o Vale Maipo é o lar da maioria das vinícolas do país. Concha y Toro, Santa Rita e Almaviva são alguns produtores premium de Maipo. Cabernet Sauvignon é o rei desta região e o Merlot vai muito bem.
  • Vale Colchagua: As brisas do oceano transformaram o tranquilo Vale Colchagua em uma das novas regiões mais importantes para o vinho tinto do Chile. Carmenere, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah crescem excepcionalmente bem neste lugar.
  • Maule: é a maior região vinífera do Chile em área, e também a que está mais ao sul dentre as mais importantes e regiões viníferas. Por ser tão enorme, ele tem diversos micro-climas e tanto as variedades vermelhas quanto as brancas crescem bem, principalmente Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Como a maioria dos vinhos do Novo Mundo, os vinhos chilenos são em geral, nomeados de acordo com suas novidades de uva; eles também têm uma indicação regional (as vezes, de um distrito).
Em relação ao gosto dos vinhos, estes em geral não são frutados e também não são sutis e suaves como os vinhos europeus. Embora os vinhos tintos sempre tenham sido a força do Chile, atualmente os vinhos brancos, principalmente os das regiões mais frias, são muito bons.
Aqueles que são fãs de vinhos encorpados, robustos e tânicos não devem abrir mão dos vinhos chilenos.

Boa semana a todos,

Daniele P. Fidelis
Vale Limari

Vale do Aconcagua

Vale Casablanca

Vale Maipo

Vale Colchagua


Vale Cachapoal


Nenhum comentário:

Postar um comentário