quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Harmonização Vinhos e Queijos

Bom dia!

Hoje venho escrever (atendendo a MUITOS pedidos) sobre um assunto que penso ser do interesse de todos os amantes de vinhos e dos adoradores da alta gastronomia.

Como já disse em algum post, o vinho vem se "popularizando" na mesa dos brasileiros. Não é mais necessário ocasiões super especiais para abrirmos uma garrafa durante um jantar ou almoço. Há aqueles que são fiéis na " taça do dia" (todo dia, inclusive).

Sendo assim, por alguns dias vou postar sobre como harmonizar vinhos e comidas, dando por início, Vinhos com Queijos (ao meu ver, a melhor combinação de todos os tempos)

Contando um pouco da história, foram os franceses que iniciaram a tradição deste casamento entre queijos e vinhos, tanto é que um ditado das vinícolas francesas era : " Para vender vinho, sirva queijo".

Há aqueles que discordam desta harmonização, e se pararmos pra pensar faz algum sentido, afinal, a grande maioria dos queijos têm sabor forte e é gorduroso, podendo ser até mesmo ácido. Entretanto, depois de muito pesquisar posso reafirmar que as famosas festas dos Queijos e Vinhos não devem acabar, é só observar as dicas retiradas dos melhores manuais e livros gastrônomicos, que você encontra aqui:

Queijos cremosos: ( Brie, Camembert e Cream Cheese) - apresentam texturas que revestem a boca, por isso os vinhos espumantes dão um efeito purificador que funciona muito bem com esses queijos.
Bebida Ideal: Champagne - O sabor forte dos queijos macios vai bem com um champagne bem fermentado, afinal, as bolhas cortam a sensação cremosa.
Uva ideal : Chardonnay








Queijos de cabra - Díficil encontrar um vinho que complemente a notável e atraente acidez do queijo de cabra, os mais indicados são aqueles frutados e de baixa acidez.
Bebida ideal : Grenache e Sancerre

Queijos duros - (Parmesão, Prima Donna Vermelho) - são queijos duros, de cheiros fortes. Combinam com vinhos tintos robustos.
Vinhos tintos italianos - Fabricantes dos melhores queijos duros do mundo dizem para servi-los com robustos Barolos e Chiantis.



Queijos semiduros ( Cheddar e Prima Donna Azul) - exigem um vinho maduro para abrir os sabores de ambos.
Bebida ideal: Semillon - Os aromas de manteiga e torradas desse vinho realçarão a textura cremosa destes queijos.
Porto - é o acompanhemento clássico para a maioria dos queijos e vai bem com os de sabor forte





Queijos defumados - O sabor de bacon destes queijos é tão peculiar que são os raros vinhos que não alterem seu sabor, entranto as uvas Shiraz e Gewusztraminer são ideais.

Bom, espero que tenham gostado.

 E pra quem quiser concretizar o aprendizado de hoje venha até a loja Pavanelli que selecionaremos pra vocês uma variedade de vinhos harmonizados com os melhores queijos.

Um abraço,
Daniele Pavanelli Fidelis
contato: danipavanellif@hotmail.com
             emporiopavanelli@gmail.com





2 comentários: